Era uma vez um rei...
Mas, por que mesmo ele era um rei?
O imaginário das crianças está repleto de histórias sobre reis e rainhas, mestres e aprendizes, xerifes e prefeitos.
No dia a dia, eles lidam com diversas formas de organização política -- do diretor da escola ao colega que escolhe as brincadeiras no intervalo, do capitão do time de futebol ao pai e a mãe que decidem tudo 'porque sabem o que é melhor' ou porque 'são seus pais'.
A nossa sociedade dá pouco espaço para as crianças refletirem sobre essas formas de controle e poder.
A premissa do livro é dar recursos para que as crianças pensem sobre os diferentes modos de governar e tomar decisões, possam questionar minimamente as coisas como elas são e como poderiam ser.
Em um momento de crise do modelo representativo, contribuir para o desenvolvimento de um olhar crítico nos parece uma boa ideia.
Livro Colaborativo
Em vez de sentar e escrever sobre todas essas questões do nosso jeito, resolvemos buscar outro processo de produção.
Primeiro, 260 colaboradoras apoiaram a produção do livro por meio da plataforma de financiamento coletivo Catarse. Então, foram realizadas seis oficinas com crianças – quatro em São Paulo e duas em Ouro Preto –, onde compartilhamos e experimentamos, de uma maneira bem divertida, noções sobre modos de governar e tomar decisões.
Tudo o que vimos e ouvimos nesses encontros serviu de inspiração para este livro, que ganhou uma edição pela Companhia das Letrinhas e também tem sua versão on-line gratuita disponível para download.
Ele não pretende dar respostas, mas convidá-la a pensar.
Queremos levar o assunto para dentro de casa e para a sala aula. Para que, juntas, crianças e adultas possam questionar as coisas como são e refletir sobre como elas poderiam ser.
O livro está sob a licença livre CC BY-NC.
Isso significa que você pode ler, baixar, imprimir, copiar, modificar e compartilhar seu conteúdo como bem entender. Só não pode vender ou ganhar dinheiro com ele.